sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Banho de recém nascido

Acho que a primeira grande tarefa de uma mãe que volta da maternidade é dar o primeiro banho no bebê.

Muitas de nós morremos de medo de deixá-lo cair, de entrar água no ouvido, sabão no olho, temperatura da água... os medos são muitos mas vou usar um pouco da minha experiência e das pesquisas que fiz para falar um pouco sobre esse momento. (referências no final do post!)

Acho que o mais importante de tudo é manter a calma. Esse momento precisa ser prazeroso não só para o bebê mas para a mãe também. Estando mais tranquilas a gente consegue fazer tudo direitinho, me lembro do primeiro banho que eu dei no Marcelinho e até escrevi um post sobre ele aqui.

Por isso resolvi separar umas dicas simples e muito úteis para quem sabe dar uma forcinha nas mamães que estão começando esse processo!


  • Não tenha medo, ele não vai se afogar se você estiver com ele. Nunca em hipótese nenhuma deixe o bebê sozinho na banheira, apenas um dedinho de água é suficiente para que uma criança se afogue. É importante segurar a criança durante todo o processo!

  • É importante verificar a temperatura da água antes usando um termômetro ou então o antebraço. A temperatura média que se costuma usar aqui no brasil está entre 36° e 37°. **Nunca tive o termômetro e mesmo assim consegui me virar bem!
  • Deixe tudo preparado antes de começar o banho, shampoo, toalha, fralda, roupa para vestir... Assim você evita ter que gritar para alguém sair correndo para te ajudar! rs **Tive que solicitar socorro uma vez por isso eu digo que preparar tudo é tão importante!
  • Quanto mais submerso estiver o corpinho do bebê mais tranquilinho ele vai ficar pois a sensação de água quentinha faz com que ele se recorde do útero da mamãe, que é o lugar que ele mais gostava até então! **Sempre tentei deixar o Marcelinho apenas com a cabecinha e o pescocinho para fora e dava super certo!
  • Procure dar o banho em um local sem corrente de ar e de preferência para um lugar em que você consiga trocar o bebê sem ter que passear com ele pela casa só de toalha. **Nos primeiros dias dava banho no quartinho dele com portas e janela fechas.
  • Usar um shampoo ou sabonete específico para essa fase ajuda muito a evitar o ressecamento da pele e inclusive a irritação nos olhos caso respingue produto no rostinho do bebê. Não exagere na quantidade e sempre enxague muito bem a pele do bebê. **Eu uso o sabonete da cabeça aos pés da Johnson & Johnson.
  • Seque bem as dobrinhas! A gente sabe que eles são gordinhos e fofinhos por isso não dá pra deixar nenhum pedacinho molhado. **Eu usava um cotonete pra secar no meio dos dedinhos!rs
Por último mas não menos importante, aproveite muuuuito esse momento pois em alguns anos seu filho vai tomar banho com a porta do banheiro trancada e vai odiar que você o(a) veja pelado(a). hehehehe



Beijos
Fran

Referências:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...