Que felicidade, ele(a) chegou!! Quero conhecer!!
Esse é o pensamento de 99,99% das pessoas que recebem a notícia da chegada de uma nova pessoinha ao mundo. Mas desses apenas 0,001% realmente tem a consciência que precisam "ir com calma"...
A chegada de um bebê inunda a vida de todos a sua volta de alegria, mas não pode-se deixar de ter um pouco de "simancol" nesse momento pra não acabar pagando mico ou pior, acabar sendo inconveniente!
Algumas dicas para as pessoas que querem fazer uma visitinha a nova mamãe são bem vindas, mas claro que para tudo vale o bom senso. Cada mãe é uma mãe e cada pessoa é uma pessoa! Tem amigas minhas que são como irmãs e eu com certeza quebrei algumas dessas regras!!! hehehehehe
Pergunte à mãe: Muitas mulheres não querem receber visitas, por isso é bem agradável ligar e perguntar se ela está recebendo visitas, principalmente se essa visita será na maternidade. Eu particularmente gostei mais das visitas na maternidade pois não precisei me preocupar com o que ia servir e nem em ficar fazendo sala. Geralmente as visitas na maternidade tendem a ser mais curtas!
Vá no dia seguinte: Evite visitar o bebê no dia que ele nasceu. O primeiro dia é mais complicado pois a mãe não está 100% e a adaptação é mais difícil.
De dia é melhor: Procure fazer as visitas durante o dia pois é o período em que a mãe estará mais disposta!
Doente jamais: Nunca em hipótese nenhuma cogite a possibilidade de visitar um bebê se você estiver doente. Nem precisa explicar por quê né?!
Outras crianças não: Evite levar crianças em visitas à recém nascidos a menos que sejam muito chegados e a mãe não se oponha.
Presente não é obrigatório: Você não é obrigado a levar um presente na primeira visita, ainda mais se for na maternidade. Geralmente nesses casos as pessoas ficam sabendo em cima da hora e não conseguem tempo para comprar. Mas se você fizer questão, uma opção é levar uma coisinha para o bebê, isso deixará a mamãe bem feliz! Evite chocolates ou qualquer coisa de comer pois nessa fase mãe tem que ter uma dieta bem balanceada!
Lembrancinha é somente para VOCÊ: Nem pense em pegar várias lembrancinhas para levar para outras pessoas, além de ser muita falta de educação você ainda pode causar um desfalque na quantidade e acabar faltando para alguém!
O bebê não é seu: Nunca peça para carregar o bebê no colo, ainda mais se você não for muito íntima. Muitas mães não gostam e acabam tendo vergonha de falar. Caso a mãe ofereça ai sim está liberado.
Higiene nunca é demais: Ao chegar na visita lave as mãos e braços até a altura do cotovelo e passe álcool gel para dar um fim nas bactérias.
Fotos com moderação: Quem não quer tirar uma foto daquele bebê fofo né? Mas para isso é preciso tomar o cuidado de DESLIGAR O FLASH! E claro não querer fazer um book da criança com 200 fotos...
Hora de mamar é sagrada: Se por acaso a mãe ainda estiver na maternidade e for dar de mamar ao bebê pergunte se ela não quer que você espere do lado de fora. É preciso lembrar que nem todas as mulheres se sentem a vontade de sacar o peitão pra fora na frente das pessoas, ainda mais se tiver homem na sala...
Cigarro fede: Nada contra os fumantes mas vocês precisam saber que por mais que sejam cuidadosos o cigarro fede! Então se vai visitar um bebê procure não fumar nos momentos que antecedem a visita e ao chegar no local não esqueça de lavar bem as mãos e chupar uma balinha básica! Ah, perfumes fortes também não são legais!
Meça as palavras: Evite palpitar ou criticar os cuidados com o bebê, só dê sua opinião se for solicitada.
Seja breve: Visitas longas cansam qualquer um e a recém mãe mais ainda!!
Primeiras horas do Marcelinho fora da barriga
O tempo voa...
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Qual a hora certa de viajar sem o bebê??
Nesse exato momento (19/02 às 19:43) estou dentro de um avião voltando para
casa depois de ficar dois dias sem ver meu filho...
Essa semana fiz minha primeira viagem a trabalho. Quando a
oferta foi feita fiquei super feliz, afinal isso demonstrou que a licença
maternidade e consequentemente minha nova condição de mãe não atrapalhou a
confiança que eles têm em mim.
Mas conforme o dia da viagem foi se aproximando uma pontinha
de dúvida começou a surgir... A Fran mãe neurótica gritava na minha cabeça:
Como assim você vai deixar nosso filho, nosso bebêzinho sozinho todo esse
tempo uma noite com qualquer um o pai dele????? (correções feitas
pela Fran mãe consciente). Confesso que por um momento eu achei que estava fazendo a coisa
errada mas resolvi confiar e fui.
Bom... a viagem foi ótima e deu tudo certo, eu tinha muitas
coisas para fazer o que ajudou a passar o tempo rapidinho. O pior momento claro
foi a noite quando cheguei no hotel e não tinha ninguém para eu brincar, dar
banho, dar tetê... Fizemos uma chamada de vídeo e eu me coloquei no lugar das
pessoas que deixam seus entes queridos e viajam para longe, ficando muitas
vezes anos afastados... É muito, muito ruim querer estar com alguém e
simplesmente não poder.
Demorei para pegar no sono, parecia que tinha alguma coisa
na cama, ou no travesseiro, sei lá... Enfim passou...chegou a hora que eu mais
esperei desde que entrei no avião em São Paulo.
Agora estou aqui olhando pela janela do avião com o coração
do tamanho de um grão de areia, contando cada segundo dessa maldita hora que
não passa, só para poder chegar em casa e abraçar a razão da minha vida: Minha
família!
Beijos
Fran
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
Banho de recém nascido
Acho que a primeira grande tarefa de uma mãe que volta da maternidade é dar o primeiro banho no bebê.
Muitas de nós morremos de medo de deixá-lo cair, de entrar água no ouvido, sabão no olho, temperatura da água... os medos são muitos mas vou usar um pouco da minha experiência e das pesquisas que fiz para falar um pouco sobre esse momento. (referências no final do post!)
Acho que o mais importante de tudo é manter a calma. Esse momento precisa ser prazeroso não só para o bebê mas para a mãe também. Estando mais tranquilas a gente consegue fazer tudo direitinho, me lembro do primeiro banho que eu dei no Marcelinho e até escrevi um post sobre ele aqui.
Por isso resolvi separar umas dicas simples e muito úteis para quem sabe dar uma forcinha nas mamães que estão começando esse processo!
Muitas de nós morremos de medo de deixá-lo cair, de entrar água no ouvido, sabão no olho, temperatura da água... os medos são muitos mas vou usar um pouco da minha experiência e das pesquisas que fiz para falar um pouco sobre esse momento. (referências no final do post!)
Acho que o mais importante de tudo é manter a calma. Esse momento precisa ser prazeroso não só para o bebê mas para a mãe também. Estando mais tranquilas a gente consegue fazer tudo direitinho, me lembro do primeiro banho que eu dei no Marcelinho e até escrevi um post sobre ele aqui.
Por isso resolvi separar umas dicas simples e muito úteis para quem sabe dar uma forcinha nas mamães que estão começando esse processo!
- Não tenha medo, ele não vai se afogar se você estiver com ele. Nunca em hipótese nenhuma deixe o bebê sozinho na banheira, apenas um dedinho de água é suficiente para que uma criança se afogue. É importante segurar a criança durante todo o processo!
- É importante verificar a temperatura da água antes usando um termômetro ou então o antebraço. A temperatura média que se costuma usar aqui no brasil está entre 36° e 37°. **Nunca tive o termômetro e mesmo assim consegui me virar bem!
- Deixe tudo preparado antes de começar o banho, shampoo, toalha, fralda, roupa para vestir... Assim você evita ter que gritar para alguém sair correndo para te ajudar! rs **Tive que solicitar socorro uma vez por isso eu digo que preparar tudo é tão importante!
- Quanto mais submerso estiver o corpinho do bebê mais tranquilinho ele vai ficar pois a sensação de água quentinha faz com que ele se recorde do útero da mamãe, que é o lugar que ele mais gostava até então! **Sempre tentei deixar o Marcelinho apenas com a cabecinha e o pescocinho para fora e dava super certo!
- Procure dar o banho em um local sem corrente de ar e de preferência para um lugar em que você consiga trocar o bebê sem ter que passear com ele pela casa só de toalha. **Nos primeiros dias dava banho no quartinho dele com portas e janela fechas.
- Usar um shampoo ou sabonete específico para essa fase ajuda muito a evitar o ressecamento da pele e inclusive a irritação nos olhos caso respingue produto no rostinho do bebê. Não exagere na quantidade e sempre enxague muito bem a pele do bebê. **Eu uso o sabonete da cabeça aos pés da Johnson & Johnson.
- Seque bem as dobrinhas! A gente sabe que eles são gordinhos e fofinhos por isso não dá pra deixar nenhum pedacinho molhado. **Eu usava um cotonete pra secar no meio dos dedinhos!rs
Por último mas não menos importante, aproveite muuuuito esse momento pois em alguns anos seu filho vai tomar banho com a porta do banheiro trancada e vai odiar que você o(a) veja pelado(a). hehehehe
Beijos
Fran
Referências:
Assinar:
Postagens (Atom)