terça-feira, 30 de abril de 2013

Andador? NÃO!

Sabe aqueles dias que antecedem o aniversário de um ano do bebê e todo mundo pergunta: "Ele já está andando??" E você com toda a simpatia do mundo diz "Quase..."

Andar parece tão importante para as pessoas que nessa hora sempre aparece aquele sobrinho, afilhado ou filho de uma amiga que andou com 9, 10, 11 meses... E junto com isso tem também todas as receitinhas para forçar estimular o bebê a dar seus primeiros passinhos sozinho.

Será que alguém parou e pensou em como deve se sentir um bebê "forçado" a dar os primeiros passos? Será que não passa pela cabeça das pessoas que isso é uma evolução normal, assim como sustentar a própria cabeça e que ao seu tempo ele vai fazer?

Fui questionada sobre andador e outros tipos de apoio... Minha opinião? Não acho certo utilizar esse tipo de estímulo. Sabe-se que o conselho de pediatria já não recomenda o uso do andador como é possível ver aqui e aqui por inúmeros acidentes que ele pode causar.

Penso eu cá com os meus botões, como me sentiria se me dissessem que aos 10 anos eu deveria aprender a voar e por isso me jogassem de cima de um prédio presa a um Bungee Jump??? Tá tudo bem... eu sei que o exemplo foi horrível mas é justamente esse tipo de sentimento que eu não quero que meu filho tenha.

O andador dá autonomia para a criança e "um descanso" falso à mãe que pode diminuir a atenção que ela dá a criança por achar que ela está segura no brinquedo.

Será que não é melhor dar a sua mão ao bebê e mostrar aos poucos à ele que ele pode fazer isso sozinho e que você estará ali para protegê-lo?

A fase do engatinhar passa muito depressa. Temos que pensar que eles terão a vida todinha para andar e  não nos custa deixá-los aproveitar os dias rastejando pelo chão e acabando com aquela calça que a gente mais ama né?!

Meu filho foi, é, e sempre será livre para aprender as coisas no seu tempo e eu vou ajudá-lo da melhor forma que eu puder.

E isso tudo é para dizer que meu filho está oficialmente andando, claro que com alguns tombos ali e aqui mas nada que ele mesmo não resolva!



Beijos
Fran


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...