sexta-feira, 22 de maio de 2015

Passaporte infantil: Como emitir e dicas!

Oi Pessoal tudo bem?

Hoje o post é pra ajudar você que está pensando em emitir o passaporte do seu filho.

Eu acabei de passar por esse processo e juntei algumas dicas pra passar para vocês.

A parte mais importante nesse post será a nova regra de autorização de viagem de menor, que agora já vem impressa no próprio passaporte! Fiquem ligados!!

Vamos ao passo a passo:

1º passo: Preparar documentos

Antes de tudo é importante você entrar no site da Polícia Federal e ler tuuuudo que tem lá sobre emissão de passaporte. Você pode acessar a área de passaporte do site clicando aqui.

Leia com calma a lista de documentos necessários, você pode ver a lista de documentos para emissão de passaporte para menores de 18 anos aqui e para maiores aqui.

Não se esqueça que todos precisam ser originais, recentes e estar em bom estado. Isso significa que não adianta um marmanjo chegar lá com RG de bebê que não vai rolar!

2º passo: Preencher o formulário de solicitação de passaporte

Agora existem três tipos de formulário de solicitação de passaporte pois entrou em vigor uma nova regra, agora os pais podem optar por colocar no passaporte a autorização de viagem dos filhos. O que isso significa??

Que se a criança ou adolescente for viajar com apenas um dos pais ou desacompanhada dos mesmos não se faz mais necessária aquela autorização assinada e reconhecida em cartório. Isso facilita muito em caso de pais que moram muito longe um do outro ou também em casos de crianças que viajam muito com outras pessoas.

Essa escolha acontece quando você escolhe o tipo de formulário que vai preencher e levar lá no dia.

As opções de formulário são:

Tipo 1: Formulário padrão de autorização de expedição de passaporte para menores com inclusão de autorização de viagem internacional no passaporte comum (poderes p/ genitor)
   Esse formulário autoriza o menor de idade a viajar acompanhado de apenas um dos pais



Para acessar esse formulário clique aqui


Tipo 2: Formulário padrão de autorização de expedição de passaporte para menores com inclusão de autorização de viagem internacional no passaporte comum (poderes amplos)
   Esse formulário autoriza o menor de idade a viajar acompanhado de qualquer outra pessoa ou sozinho.




Tipo 3: Formulário padrão de autorização para concessão de passaporte para menor
    Esse formulário é para quem optar por não colocar autorização impressa no passaporte.




3º Passo: Preencher solicitação na internet

Entrando no site da Polícia Federal você vai acessar "Requerer Passaporte" e em seguida "Emissão do Passaporte", tá com preguiça? Clica aqui.

No início você precisa colocar um e-mail e um CPF, caso a criança/adolescente não tenha é só colocar os dados do responsável.

Ao final do processo de preenchimento ele vai te gerar um comprovante e em seguida um boleto. Imprima ambos os arquivos, pague o boleto que você vai precisar levá-lo junto com o comprovante no dia que você agendar.

 
4º Passo: Agendar data

O site vai liberar o calendário para que você agende a data que precisará comparecer à Polícia Federal.

Se você mora em cidades que existe apenas um posto da polícia, muito provavelmente terá dificuldade para marcar uma data próxima... geralmente as agendas são bem cheias.
  **DICA: Todos os dias diversas pessoas cancelam seus agendamentos, por isso se você tiver pressa eu aconselho que você agende a data que tiver disponível mas continue acessando o site todos os dias após às 18h pois você pode dar sorte de ter um horário liberado e assim você consegue re-agendar para uma data mais próxima!

Agora, se você mora em uma cidade que existem vários postos, como São Paulo, a dica é tentar TODOS pra ver qual deles tem a data mais próxima, inclusive os de cidades vizinhas. Meu marido conseguiu uma data no posto de Jundiaí e eu por exemplo fiz o meu em São Caetano.


5º Passo: Comparecer à Polícia Federal

Crianças menores de 3 anos não precisam estar no dia, basta que você leve uma foto como solicitada na lista de documentos necessários. Eu levei o Marcelinho só pra garantir e não teve problema nenhum.

A criança precisa estar acompanhada dos pais, caso isso não seja possível, o pai ou mãe que não for no dia precisa assinar o formulário (aquele que você escolheu no passo 2) e reconhecer firma da assinatura no cartório.

Sem esse formulário devidamente assinado e reconhecido você não consegue dar entrada no documento, então não se esqueça!!

Depois disso é só alegria! Aguarde o recebimento do e-mail dizendo que o passaporte está pronto e depois é só ir buscar!!

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe ai nos comentários que eu vou tentar ajudar!

Beijos
Fran

2 comentários:

  1. ola boa noite a um ano atra eu registrei em cartorio um documento pra poder tirar o passaporte do meu filho mais a vigem atrasou mais o formulario que eu achei na epoca nao e como estes que vc mostrou e parecido com o segundo que vc mostrou mais em cima esta escrito formulario de autorizaçao de viagem internacional
    e la no papel no dia a moça disse que podiamos por validade que quizessemos e colocamos de dez anos
    este papel foi assinado pelo pai da criança e reconhecida firma no tabelionat de notas da cidade .
    agora ja com tudo acretado vou tirar o passaporte mais estou em duvida se este papel serve ou terei que fazert outro
    sera que vc pode me ajudar.
    des de ja deus abençoe

    ResponderExcluir
  2. oi boa tarde..
    se o pai e a mãe do menor estiver presente não precisa levar o formulário de autorização registrado em cartório?


    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...